Gengiva sangrando?
Saiba como identificar e tratar uma gengiva sangrando (doença periodontal).
Sua gengiva sangra? Não perca tempo, somos especialistas em gengiva. Agende uma consulta conosco pelo WhatsApp.
Mas primeiro precisamos saber como é uma gengiva saudável.
Ela tem uma cor rosa pálida, podendo conter alguns pigmentos (de acordo com cada etnia), consistência firme, com superfície fosca e pontilhada.
No dia a dia do consultório é muito comum as histórias se repetirem, mas por que estou falando isso?
Porque o paciente chega e, em uma conversa inicial, relata que ao comer uma fruta (normalmente maça) sua gengiva sangra.
É comum também ouvir que ao escovar os dentes a gengiva sangra muito.
E o fio dental é o grande vilão. Ao passar o fio ele fica com sangue? Saiba que o fio dental é um grande aliado do dentista e do paciente.
Mas e aí doutor, o que está acontecendo com minha gengiva? Por que ela fica avermelhada, dolorida e sangrando? Vem comigo! Sempre quis dizer isso (risos) …
Antigamente havia um programa a noite onde o apresentador falava isso, e é claro que eu sempre quis repetir isso… Curiosidades a parte, vamos ao que interessa.
Dr° Otávio Vieira
Pós Graduado em Periodontia ( especialização que trata as doenças dos ossos ao redor do dente e doenças da gengiva)
Pós Graduando em Implantodontia ( especialização que substitui um dente por um pino de titâneo)
As causas dessa doença
Temos várias bactérias na nossa boca, tanto bactérias benéficas como bactérias ruins. Elas são importantes e nós precisamos delas, entretanto precisam estar em equilíbrio. Muitos profissionais consideram que o desequilíbrio dessas bactérias é causado pela escovação dental ineficiente e/ou não utilização do fio dental, o que na verdade, isso é apenas um dos fatores que contribuem nesse desequilíbrio.
Há outros fatores que atrapalham essa boa convivência, entre elas são: diabetes, o tabaco e o etilismo.
Adoro esse assunto e juro que poderia escrever uns dois livros sobre ele, mas como não quero cansar vocês, vamos ao que interessa.
No meu consultório se você quiser, podemos nos aprofundar mais nesse assunto.
Gengivite
É a doença no estado mais brando e fácil de se tratar. Apresenta uma gengiva sangrando e inchada, normalmente com uma boa escovação, uso do fio dental e uma escova interdental para auxiliar na higiene resolve-se esse problema.
Quando as bactérias estão em desequilíbrio, faz-se necessária uma profilaxia (eu chamo de readequação do meio bucal) com o seu dentista. Ele usará produtos odontológicos, tais como, evidenciador de placa, pasta profilática, polirá todas as suas resinas e dará uma lisura espetacular nos seus dentes.
Periodontite
A gengivite se não tratada de forma adequada evolui transformando-se em uma periodontite, aí como se diz no ditado popular, “o buraco é mais em baixo”.
O Periodonto é composto por gengiva, ligamento periodontal (fibras que se ligam do osso ao dente) e osso de suporte (que fica ao redor do dente). Isso bem básica para todos entendam.
As bactérias que estão ao redor dos dentes penetram na gengiva, indo da coroa para raiz. Como estão em uma grande quantidade elas começam a destruir tudo que está ao redor, inclusive os ossos que circundam o dente.
Esse processo que escrevi acima se chama bolsa periodontal. Uma gengiva saudável tem 3mm de profundidade na sonda periodontal milimitrada (instrumento usado na odontologia para se obter a profundidade clínica de sondagem). Quando a doença está instalada no dente essa profundidade aumenta.
Com a progressão da doença um dente que tem 10 mm de raiz pode aparecer um bolsa periodontal de 8, 9, até 10 mm. Nesse caso o dente fica ‘mole’.
Antigamente não existia tratamento, o recurso era retirar o dente. Hoje, com os tratamentos possíveis, a remoção do dente com doença periodontal se torna muito baixa.
Existem várias classificações porém as que mais gosto são Periodontite Crônica e Periodontite Agressiva, vamos entender um pouco delas abaixo:
Periodontite Agressiva
Caracteriza-se pela rápida perda de estrutura de sustentação do dente, isso ocorre na grande maioria em pacientes jovens.
Periodontite Crônica
Podemos classificar a periodontite crônica pela sua progressão como, quando a perda do suporte periodontal ocorre de forma lenta e progressiva.
Aqui vai uma dica:
Sua gengiva começou a sangrar procure logo um Periodontista, pois ao se tratar a doença no início não se agravará e evitará a possível perda de dente.
Estudos apontam que o índice de pacientes com doença periodontal é de 90%.
Somos especialistas e podemos te ajudar, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
Se você tem implantes dentários aprenda a cuidar deles nesse artigo que eu fiz.
Tire suas dúvidas, a prevenção é o melhor caminho!